domingo, 29 de novembro de 2015

Monhé chama cega, preta e cigano ao governo

ptchan.net
É hora de analisar a composição do governo recentemente empossado. Uma vez que a posse foi há poucos dias, ainda não houve tempo do governo fazer obra, logo a análise do governo tem de se focar noutros temas. Sendo assim, e inspirado por um título do “Correio da Manhã”, decidi fazer uma análise baseada no que verdadeiramente interessa, ou seja, raças e etnias. Com base nesta análise, na qual me restrinjo aos elementos-chave do executivo, posso já avançar que este governo será, provavelmente, o mais bem sucedido da democracia portuguesa. Vejamos porquê.


O monhé – Primeiro-Ministro; com um primeiro-ministro monhé, temos a garantia que o chefe de governo tem olho para o negócio. Além disso, trabalhará longas horas, sem feriados nem folgas, em prol do crescimento económico da nação. Será sempre sorridente e solícito, e poderá servir tchai nas conferências do Eurogrupo. Quando sujeito a perguntas incómodas, poderá abanar a cabeça e ninguém perceber se está a dizer sim ou não. Nos momentos mais difíceis, poderá rezar a qualquer um dos milhares de deuses do panteão hinduísta. Por fim, o país terá, no final da legislatura, um sistema nacional de riquexós, servindo todas as capitais de distrito.

A cega – Secretária de Estado para a Inclusão de Pessoas com Deficiência; dotada da qualidade fundamental em qualquer cargo executivo, esta aquisição será uma mais-valia em qualquer ministério. Será um governante que trabalhará numa base racional com base no mérito, e não emocional com base em interesses, pois, como todos sabemos, “longe da vista, longe do coração”. Os atributos físicos deixarão também de ser um critério para admissão como secretária(o) na Assembleia da República e como assessora(o) de Ministros. Além disso, como tem os outros sentidos mais apurados, poderá ouvir as conversas da oposição (PSD/CDS-PP/BE/PCP-PEV/PAN), sentir o cheiro de um negócio mal amanhado, ou ainda apalpar o terreno sempre imprevisível das vontades do próximo Presidente da República. Prevê-se um futuro brilhante dentro do PS e do executivo para esta Secretária de Estado.

A preta – Ministra da Justiça; é, provavelmente, o único erro deste governo. Com ascendência angolana, seria muito mais útil no Ministério da Economia, das Finanças, ou dos Negócios Estrangeiros, mudança que, ainda assim, poderá acontecer numa futura remodelação governamental. Está numa posição fulcral, e tem as qualidades necessárias, para compreender os pormenores jurídicos dos negócios que envolvam Portugal e o seu país natal, assim como deslindar a complexidade do processo “Marquês”. O “Correio da Manhã” terá maior dificuldade em lhe tirar uma fotografia à noite, quando sair de carro do Ministério, logo teremos menos fugas do segredo de justiça. Com base na tradição angolana, poderemos esperar prisões de elementos subversivos que andem a minar as bases do regime democrático e garantir, assim, a segurança de todos nós. Único senão: ninguém deverá adoptar um comportamento diferente em relação aos alimentos com o objectivo de obter uma decisão favorável em tribunal, pois não terá o efeito desejado.

O cigano – Secretário de Estado para as Autarquias Locais; com um conhecimento aprofundado dos mercados e feiras, e habituado à gestão dos bairros sociais, não há ninguém melhor equipado para governar localmente de uma forma eficaz, sempre com um olho nas autarquias e outro no Povo. Está encontrado o digno sucessor do “Paulinho das Feiras”. Pode também, se tal for necessário, intimidar algum elemento menos crente dos parceiros dos acordos de governo do PS. Além disso, é possível que surja um Decreto-Lei a impor os casamentos arranjados a partir dos 14 anos, o que poderá ser uma medida essencial para aumentar a taxa de natalidade em Portugal. Por fim, poderá servir de elo diplomático com o número crescente de imigrantes da Europa de Leste que se estabelecem em Portugal, facilitando a integração social que todos desejamos.

Por tudo isto, alimento as maiores expectativas relativamente à acção governativa dos próximos tempos.

R. entregou uma pizza #à são todos pretos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...