Pizza a gosto

A base: 
Massa fina ou grossa, fofa ou nem tanto. Certamente com tomates. Os restantes ingredientes constam da lista abaixo e podem ser combinados a gosto dos pizzaiolos.


1. à irrevogável - decisões finais, compromissos inadiáveis, certezas absolutas, dogmas de fé, convicções íntimas, na saúde e na doença, na alegria e na tristeza. Palavras de honra, juramentos de bandeira e pactos de sangue. Política nacional. Caseira ou de trazer por casa. Nada de submarinos. Deus nos livre!

2. à anon & mato - dupla maravilha, dupla personalidade, esquizofrenia galopante, bipolaridade, junção de forças em prol do comentário insano e portanto anónimo. Tudo incógnito. Até a lógica. E por vezes o conteúdo.

3. à politicamente irrelevante - ideias fora da caixa e opiniões que não interessam a ninguém. Convicções de um eleitor que só é lembrado de 4 em 4 anos. 

4. à centrão bipolar - devaneios de uma mente que oscila entre a direita e a esquerda. Cheio de duvidas e cheio de certezas mas sem medicação. 

5. à empalador - actos bárbaros cometidos pelo cidadão desesperado confrontado com uma realidade violenta e irracional. 

6. à coçador - da poltrona de sua casa, confortavelmente sentado, o coçador dispara a tudo o que mexe com balas de pretensão cobertas de sarcasmo. É do contra porque sim e tem gosto nisso. Versão moderna das cantigas de escárnio e mal-dizer.

7. à cobridor de impostos - de lápis em riste ou atrás da orelha, pronto para as contas mais rebuscadas: orçamentos, taxas, spreads, privatizações e plafonamentos. Não escapa uma!

8. à tou que nem posso - Quando a realidade suplanta a ficção; quando se descobrem novos limites para a estupidez humana (esse campo da ciência tão negligenciado!); quando parece tão mau que só não pode ser verdade, mas é!; quando se está pronto a devolver à procedência o que nos querem fazer ingerir à força.

9. à soda cáustica - corrosão é o ingrediente principal. Ideal para desentupir "canos" e "entalados". Consumir com moderação... pode provocar azia. É o chamado destilar veneno.

10. à forças demoníacas - porque Deus nem sempre é nosso amigo!

11. à insanáveis convergências - sobre tudo e sobre nada daquilo que para convergir mas que mais cedo ou mais tarde aparece alguém a provar que não há convergências sem divergências. 

12. à fritei a pipoca - pensamentos inimputáveis de uma mente que há muito ultrapassou o seu limite de elasticidade. 

13. à banha da cobra - Chinelos de gel; palas para conduzir; baba de caracol; frigoríficos para esquimós e pentes para carecas? É aqui "ó faxavôr"!

14. à são todos pretos - sobre a igualdade e desigualdade, pensamentos xenófobos, racistas e discriminatórios. 

15. à ódios de estimação - Racionalidade comprometida; lógica enviesada; argumentação escassa; desejo súbito de fazer festinhas e carinhos a alguém com a ponta de uma forquilha extremamente aguçada. Não esperem conversa mole. Só bílis! E talvez um pouquinho de fel!...

16. à amigo secreto - Elogios, votos de louvor, condecorações e comendas, homenagens em vida e póstumas. Lamechices impróprias para quem tem lágrima fácil e fica com a voz embargada ao ver os desenhos animados do Pocoyo.

17. à incendiário - opiniões reaccionárias, atitudes provocatórias e actos tresloucados de alguém que está farto de lumes brandos e tem sempre no seu bolso uma caixa de fósforos. 

18. à Arrebentábolha - para quem está por tudo e não entende nada. Mais vale começar o jogo do início.

19. à Pai Tirano - Cenas que só percebemos quando começa a ser tarde demais. Afinal o velho era um sábio!

20. à neutrinos à solta - na fronteira entre a ciência e a religião, entre a realidade e a ficção, entre o universo físico e o sobrenatural. 


Confeccionadas em forno lento, a lenha, em lume brando ou à bruta (que também é bom!).
Vamos a casa e damos orçamentos.
Sem recibo e sem livro de reclamações.
Para ler sem moderação. Tal como foi escrito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...