sábado, 14 de novembro de 2015

C' est la vie!

O dia de ontem, 13 de Novembro 2015, vai ficar na memória colectiva como o dia dos atentados em Paris. Aqueles atentados em que, segundo as últimas contagens, cento e vinte e oito pessoas perderam a vida, mais cerca de trezentas estão feridas (noventa e nove em estado grave) na sequência de numa série de ataques terroristas reivindicados pelo Estado Islâmico.

As reacções não se fizeram esperar: nos media, nas redes sociais, nas conversas de café cedo se começou a destilar ódio dirigido ao Estado Islâmico, em particular e ao Islão, em geral.

Infelizmente, os principais visados vão acabar por ser os refugiados que têm chegado à Europa nos últimos meses, correndo enormes riscos para conseguirem chegar às margens do Mediterrâneo. basta ver o anúncio por parte da Polónia de não aceitar mais refugiados. Embora isso venha na sequência dos muros da vergonha na Hungria e de ameaças de fronteiras encerradas um pouco por toda a Europa. Nada de novo, portanto.

Da mesma forma, os atos do Estado Islâmico relativamente ao ocidente também não são nada de novo. Dezenas (centenas?) de decapitações, destruição de aldeias, vilas e cidades. Violações de mulheres e assassínios indiscriminados. Destruição de património histórico e cultural. E durante todo este tempo, o que fez o Ocidente? Assobiou para o lado. Não é nada connosco. É na Síria. E no Iraque. E no Afeganistão. E na Turquia. E ontem foi em Paris.

Os crimes de ontem em Paris chocam. Ver cadáveres de crianças a boiar nas margens do Mediterrâneo choca. Filmagens de decapitações choca. A fome no mundo choca. As desigualdades entre ricos e pobres são cada vez mais chocantes. O desrespeito pelos direitos humanos choca. A parcialidade dos meios de comunicação choca.  As centenas de pessoas que perdem a vida na travessia do mediterrâneo choca. A inacção dos governos ocidentais choca.

Porém, quando somos constantemente bombardeados com factos chocantes, temos tendência a aceitar todos estes factos chocantes (e tantos outros que podia referir aqui!) como normais.

Portanto, para muitos, os acontecimentos trágicos de ontem em Paris foram só mais uns. Vamos falar disto durante uns dias, uma ou duas semanas no máximo e depois voltamos às nossas vidinhas de todos os dias.

 Os energúmenos do Estado Islâmico fazendo-se explodir em locais cheios de gente poderão ter dito entre dentes enquanto premiam o gatilho que activou os explosivos: c'est la vie!

E. entrega uma pizza  #à tou que nem posso

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...