quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Zika - !!!!Spoiler alert!!!!

Enquanto a massa da pizza leveda gosto de ir ler uns artigos ao Doutor Google. Com a cautela que acho devida à fundamentação das nossas ideias no site Wikipedia (eu leio as publicações em inglês porque tendo a achar que são exaustivas - ou porque sou um pizzaiolo cagão que se quer armar em poliglota).
Também vou vendo, lendo e ouvindo as notícias que, parece-me, são cada vez mais... A comunicação social começa a despertar para o assunto, ou não fosse este potencial base de pânico.
Não pude deixar de me lembrar de um livro que li há uns tempos atrás, o Inferno, de Dan Brown. Não são para aqui chamados os créditos do senhor enquanto escritor ou investigador da informação que nos dispõe nos seus livros. Não acho que o Dan Brown seja uma Zika da vida que mais parece uma epidemia. Nada disso!
O que me chama a atenção no livro e no vírus Zika, e porque eu sou um pizzaiolo com interesse nas questões demográficas (cagão!!!) é a semelhança existente entre este último e o cerne do enredo de Inferno.
-- SPOILER ALERT -- ALERTA PARA CORTA-PICAS --
No livro de Dan Brown, o herói, Robert Langdon envolve-se numa corrida contra o tempo para evitar a propagação de um vírus que, percebe-se depois, é uma espécie de estratégia anti-concepcional aplicada a uma escala massiva com o objetivo de suster o crescimento demográfico e, até, revertê-lo.
Não há sintomas nem consequências para os infetados para além da incapacidade de se reproduzir e, desta forma, as taxas de natalidade diminuiriam e, consequentemente, também a população.
O vírus Zika, já vimos, tem consequências nefastas para as pobre crianças cujas mães foram infectadas enquanto estavam grávidas. E essa é, obviamente, uma consequência horrível.
Mas outras consequências se notam entretanto: o pânico que parece começar a afetar algumas sociedades leva a que seja desaconselhada a gravidez ou a visita a locais situados nas baixas latitudes.
Terá este vírus impacto no ritmo de crescimento da população mundial? Parece-me que em breve perceberemos.
O que é claro é que o vírus é transmitido pelo aedes aegypti (mosquito da dengue) que por sua vez se dá muito bem nos climas quentes e húmidos que predominam na faixa intertropical do nosso planeta. Esta faixa intertropical é, já agora, aquela que concentra os mais elevados valores de taxa de natalidade do mundo e os níveis de subdesenvolvimento à escala global.
(ver mapa roubado daqui pelo pizzaiolo armado em geógrafo).
Aedes aegypti predicted distribution
Global map of the predicted distribution of Ae. aegypti.
The map depicts the probability of occurrence (from 0 blue to 1 red) at a spatial resolution of 5 km × 5 km.
- See more at: http://elifesciences.org/content/4/e08347#sthash.eaThOedM.dpuf
Global map of the predicted distribution of Ae. aegypti.
The map depicts the probability of occurrence (from 0 blue to 1 red) at a spatial resolution of 5 km × 5 km.
- See more at: http://elifesciences.org/content/4/e08347#sthash.eaThOedM.dpuf
Global map of the predicted distribution of Ae. aegypti.
The map depicts the probability of occurrence (from 0 blue to 1 red) at a spatial resolution of 5 km × 5 km.
- See more at: http://elifesciences.org/content/4/e08347#sthash.eaThOedM.dpuf
 Mapa da distribuição global do Ae. aegypti. - probabilidade de ocorrência (0 azul a 1 vermelho) num espaço de 25 km quadrados.

Mas afinal que raio quer este pizzaiolo armado em anti-natalista e conspiracionista quer dizer? Não quer dizer que o vírus é uma criação humana da responsabilidade de uma qualquer organização radical e poderosa (como no livro Inferno) que quer a todo o custo diminuir a população mundial. Mas acha interessante (no sentido da curiosidade científica) a propagação de tão terrível vírus.

É verdade que o pizzaiolo que vos escreve (por pouco mais tempo porque a massa já levedou) é muito favorável à ideia da diminuição da população do planeta. A diminuição do número de seres humanos no planeta só tem, aos meus olhinhos enfarinhados, consequências positivas:
- menor pressão sobre os recursos;
- melhor qualidade de vida para a população de uma forma geral;
- diminuição dos impactos das actividades humanas no meio natural;
- abrandamento e provável reversão do processo de aquecimento global;
- etc.

Mas não quero com isto dizer que me levanto a bater palmas a quem eventualmente tenha criado este vírus horrível (terá sido Deus?) ou a quem decidisse desatar a matar a torto e a direito em grandes quantidades ainda que não falte quem mereça (diz o pizzaiolo com um olhar assustador enquanto passa a faca num salami...).
O pizzaiolo acha que o modo de vida ocidental (também ele em propagação pelo planeta) tratará, como já vemos nos países desenvolvidos, de diminuir consideravelmente a natalidade e, depois, a população.
Assim não deixa de ser irónico que o modo de vida que mais impacto tem no nosso querido e tão descuidado planeta possa ser, simultaneamente, a sua salvação.

J. entregou uma pizza #à coçador #à forças demoníacas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...