domingo, 17 de janeiro de 2016

Dream team

Esta semana entra-se na recta final da campanha eleitoral para as a eleição do(a) próximo(a) Presidente da República.

Colocado perante dez escolhas, o que fazer?
Vamos tentar apresentar alguns factos reais e outros que não sendo poderiam muito bem ser, que ajudem o eleitor menos preparado a fazer a escolha certa. Vamos então a isto!

Há candidatos mais candidatos que outros. Há uns perfeitos desconhecidos de que ninguém ouviu falar antes, a não ser as respetivas mães, pais e família próxima. E depois há outros que são presença habitual nos media há anos e anos e anos. Nessse campeonato, a estrela da companhia é Marcelo Rebelo de Sousa. Toda a gente o conhece de quando foi candidato a outros cargos (e foram muitos!) de ter atravessado o Tejo a nado (na altura em que tomar banho no Tejo era tão arriscado como tomar banho no Ganges), de ter sido presidente de um certo e determinado partido português MRS não merece ganhar as eleições, não porque mesmo que seja o melhor candidato anda em campanha já lá vão dez anos! Por esse facto deveria ser desqualificado da corrida a Belém e também pela insistência, persistência e porque não há mais paciência!

Maria de Belém uma das candidatas apoiadas pelo PS (NB: o PS é tão plural que apoia dois candidatos!) não vai chegar a Presidente porque não tem estatura. A sério! A sra da voz irritante fininha e do cabelo armado à custa de toneladas de laca que tem uns outdoors para lá de pavorosos é demasiado pequena para ocupar o Palácio de Belém. E falo nos outdoors porque o último que tive o azar de pôr os olhos é claramente publicidade enganosa. Diz o cartaz que  para "unir os portugueses" se deve votar em Maria de Belém. Ora a única coisa que essa senhora parece ser capaz de unir é a sua farta cabeleira loura. Mas é à custa de toneladas de laca!
Para além de tudo isto, o nome da candidata Maria de Belém poderia dar a entender que estaria bem encaminhada para ocupar o palácio localizado na mesma área da capital do império. Já estou a imaginar as putativas manchetes do Correio da Manhã: "Belém tem uma nova Maria da mesma", ou "Belém em Belém" ou talvez "Belém no seu palácio". As possibilidades são infinitas.

Sampaio da Nóvoa é um quase desconhecido. Professor universitário, ex-reitor apoiado pelo PS (mas não é o único, ver MdB) tem um movimento semelhante no nome ao de um ex-presidente com ligações a uns vidros que nascem no chão num país africano cujo nome começa por A, termina em a e tem aleatoriamente no meio as letras ngol. O SNAP é a versão moderna do MASP embora o objetivo seja o mesmo: levar este sr até ao Palácio de Belém. Se quer ir até Belém há várias alternativas: transportes públicos como o metro, o autocarro, o eléctrico ou até mesmo de táxi. Em caso de dificuldade pode sempre contactar a über. Eles levam-no lá.

Edgar Silva o comuna da Madeira, conhecido pelas suas intervenções no Parlamento Regional da pérola do Atlântico e por nelas arrasar outra figura caricata da república das bananas. Nada contra o senhor mas, não chega termos um parlamento suportado por um "acordo" PS, BE, PCP e PEV? Também teremos de ouvir um presidente vermelho a clamar por justiça social e apoio à cultura das semelhas? De resto, para comuna usa muitas vezes gravata. Cheira-me a esquerda caviar...

Paulo Morais. Ex-vereador do urbanismo da Câmara Municipal do Porto. Impulsionador de uma Associação chamada Transparência e Integridade está claramente a correr por fora nestas eleições. Onde já se viu um político transparente e integro? Nem aqui nem na China! A incongruência é tão gritante que não tem a mais pequena hipótese de ser eleito. Embora admita que, enquanto exercício teórico e democrático, fosse interessante ter alguém com tais características à frente de um órgão de soberania do país. Desgraçada da Assembleia da República. E dos juízes do Tribunal Constitucional. Qualquer proposta de Lei seria escrutinada ao pormenor. Vai-se a ver e ainda passávamos a ter um presidente sério, preocupado com o país e mais importante, os seus cidadãos.
Estamos a sonhar, não estamos?

E por falar em sonhos: Vitorino Silva. Tino de Rãns para os amigos. Ou como já foi chamado por alguma imprensa maldosa o candidato Tiririca. O rapaz tem toda a legitimidade para se candidatar: juntou as assinaturas, entregou tudo no Constitucional e foi aceite. Anda em campanha a cantar um dos seus sucessos "Pão com Manteiga" com as vendedeiras do Bolhão. E faz muito bem! Sendo o homem calceteiro de profissão buracos para tapar é coisa que não falta por cá.

A esganiçada Marisa Matias (no dizer dessa sumidade, dessa personalidade brilhante de seu nome Pedro Arroja) é moça que me levava. O voto, bem entendido! Aquela voz rouca e sexy, juntamente com um discurso que corta a direito é coisa que cativa. A parte pior é que a candidata parece que está o tempo todo zangada. A moça até podia fazer um brilharete em Belém: Já estou a ver os jardins transformados em abrigos para os refugiados, os salões do Palácio em habitação social a custos controlados e o Museu da Presidência em estufas de teste para culturas hidropónica de orégãos holandeses.

Ainda há mais? Sim? Ora bolas... não sei quem são esses tais de Cândido Ferreira, Henrique Neto, Jorge Sequeira e duvido que o eleitor comum saiba. Lamento. Este é um blog democrático mas não vamos dar tempo de antena a quem não o tem tido na televisão.

No domigo dia 24 vote. Não interesse em quem. Mas vote.

E. entrega uma pizza # à fritei a pipoca; # à incendiário; à politicamente irrelevante

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...