quarta-feira, 16 de março de 2016

Sic transit gloria mundi

Embora estas glórias sejam pouco gloriosas, nos dias lentos que correm rápidos ao ritmo dos soundsbytes propagados pelos media. Sim, os chamados media sociais também!

E de que "glórias" vos quero falar?

Vejamos:
1. A múmia foi-se embora. Embora, tal como nos idos de 1995 me pareça que vá "continuar por aí" a atormentar-nos como os fantasmas dos natais passados dos contos de Dickens.

2. Em seu lugar temos "o amigo de todos". Conhece toda a gente, fala com todos, de tudo e tem sempre opinião. E qual cereja em cima do bolo, dá-a!
Fico com a sensação que vão ser uns cinco anos muitos animados para as bandas de Belém! Mal posso esperar por Dezembro e pela mensagem de Natal do Sr. Presidente da República! Será que também vamos ter direito a sugestões de livros para oferecermos como presente?

3. O cerco continua a apertar-se à volta daquela pessoa que tem mais distúrbios de personalidade do que a psiquiatria é capaz de diagnosticar. Não me estou a referir a outro que não seja o ex-primeiro. Não é o PPC. É o sr. Pinto de Sousa. A única diferença é que um já esteve preso. O outro para lá caminha se a Justiça tiver vontade de investigar a sério temas sensíveis como a Tecnoforma e outros que tais que foram surgindo durante a legislatura anterior. Mas voltando ao sr. Pinto de Sousa: vergonhoso espectáculo decadente o da publicação/visionamento/ exibição de algumas das escutas e gravações dos interrogatórios que foram feitos no âmbito da chamada "operação Marquês". Retive uma passagem em que uma das companhias femininas remata uma conversa telefónica com um comentário: " Buraco és tu!" Pareceu-me apropriado!

4. A Europa continua sem saber o que fazer aos milhares de refugiados que continuam a chegar diariamente às suas fronteiras. Bem, para dizer a verdade, a Europa continua sem saber o que fazer com a Europa! Os responsáveis políticos dos Estados-membros da União Europeia criaram uma teia económica, política, tecnocrática, burocrática e tão perfeita que acabaram, por sua própria iniciativa, enredados. A patroa sofreu uma derrota nas eleições regionais lá na sua quinta, mas nem por isso me parece que as coisas irão mudar. O BCE baixou a taxa de juro de referência para uns espantosos 0%! O dinheiro está barato. Tão barato que o programa de compra de dívida dos países da UE continua e vai ser reforçado. Full speed ahead. In the wrong direction! Nem quero imaginar o estouro que vai ser! Ou isso ou uma solução à americana: a dívida é monstruosa, mas a FED continua a imprimir dinheiro! Desde que ninguém repare e faça perguntas está tudo bem!

5. Do outro lado do Atlântico o regabofe continua: a "presidenta" Dilma resolveu os problemas do seu padrinho Lula chamando-o para ministro do seu governo. E ainda dizem que é preciso reforçar as relações luso-brasileiras: lá como cá, o crime compensa, continua a compensar e embora o povo proteste na rua, a justiça para além de cega, está surda, muda, tetraplégica e... Notícia de última hora: acabam de me informar que sofreu um AVC fulminante que a vai deixar em estado (ainda mais) vegetativo. A babar-se para cima dos processos até que eles prescrevam.

6. Os srs. do DAESH, a.k.a. ISIS, a.k.a. Estado Islâmico, a.k.a. esses filhos da puta, andam a rebentar com cidades inteiras, a destruir obras de arte património mundial, a violar, matar, decapitar, estropiar de forma mais ou menos aleatória continuam vivos e bem de saúde. A coligação internacional, de vez em quando, lá consegue mandar alguns mais cedo para junto das suas virgens que os esperam no paraíso, mas perdas de monta, por exemplo, nas fontes de financiamento e nos fornecedores de armamento, curiosamente, nada se faz. Porque será? Agora fiquei curioso...

E. entregou uma pizza #à soda caústica; #à coçador ; #à politicamente irrelevante

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...